27 fevereiro 2010

Renovando o guarda-roupa

Alem de ter andado em arrumações nestes dias, resolvi ir comprar alguma roupa nova que estava a precisar.

Qual não é o meu espanto quando vou experimentar um casaco na Zara, tamanho S, e o dito me fica GRANDE! Como não havia XS, acabou por ficar na loja!

Em compensação, pelo mesmo preço comprei dois parecidos, um beije e outro preto. O preto comprei na Mango (tamanho S da 'loja de anoréticas') e o beije na H&M (tamanho 34)!!!

Eu sempre fui gozada por ser mini em altura e parece que aos poucos a largura vai ficando mais a condizer com a altura...

Será que com 48 kilos vou passar a vestir oficialmente o XS de senhora? :) Pelo menos terei a vantagem de poder ir aos saldos e haver sempre o meu número! Sonho com esse dia!

24 fevereiro 2010

Uma despensa saudável

Hoje aproveitei para reorganizar a minha despensa. Se nós somos o que comemos, a nossa comida é o que tivermos na despensa! E a minha está cheia de coisas saborosas, saudaveis, biológicas e integrais!

Fiquei tão contente com o resultado, que até partilho aqui as fotos:



(muesli integral s/açúcar, café, frutose, vitaminas, chá preto, chá branco, chá verde, chá vermelho)




(farinha integral, farinha de glúten pra fazer seitan, gérmen de trigo, sementes de linhaça, lentilhas, proteína de soja)




(arroz branco, arroz integral, arroz selvagem, cuscuz, massas integrais)




(óleo de girassol, azeite, vinagre, sal, piri-piri, ketchup sem açúcar, maionese sem ovo, vinho branco de cozinha, natas de soja)



(amêndoas, nozes, cajus, pinhões, avelãs, castanha do Brasil... tudo sem sal)




(feijão, grão, cogumelos, milho sem sal e sem açúcar, leite de côco, atum em água)



(água e leite de soja)

E na minha despensa não há: bolachas, sumos, batatas fritas, chocolates, etc...

Descobri pela experiência que se não tiver "porcarias" em casa, não as como!

E vocês? Agora desafio-vos a tirarem fotos da vossa despensa!

Vida nova!

Ontem foi o meu ultimo dia no meu actual emprego. Na próxima 2a, dia 1 de Março, começo num novo emprego, bem mais desafiante!

Provavelmente vou ter de adaptar a minha rotina a novos horários (e mais trabalho!), mas possivelmente vou conseguir vir almoçar a casa, como tenho feito desde Outubro.

A minha ideia é usar os próximos 5 dias pra por ordem na casa e naquelas tarefas que tenho vindo a adiar, e programar a minha nova rotina.

Estou a pensar retomar o meu exercício matinal e aproveitar os fins de semana para explorar novas receitas vegetarianas.

A minha expectativa é que vai mudar pouco na minha RA. No entanto vou passar a postar sempre do meu telemóvel (não vou poder fazer essas coisas no emprego), vou seguir os vossos blogs e comentar por aqui também. Não estranhem se ás vezes eu não comentar, mas vou sempre ler o que escrevem, ok?

23 fevereiro 2010

Lentilhas

No Domingo arrisquei tudo e comprei lentilhas (das normais e das vermelhas). É daquelas coisas que nunca provei na vida mas já me disseram que é muito saboroso, para além de ser um alimento muito rico em proteínas, cálcio, ferro, manganésio, potássio, fósforo e zinco.

Portanto agora tenho um problema... É que nem sequer sei como cozinhá-las, não sei como sabem, estou completamente apavorada e a achar que vai tudo correr mal! Já pesquisei algumas receitas na net, mas nenhuma me "cheira".

Confesso que ainda tenho um bocado medo de provar certos grãos e vegetais, acho sempre que vão saber terrivelmente mal (mas quanto a provar porcarias que não interessam para nada a menina Su já experimenta sem problemas)! Nós em crianças aprendemos a gostar de determinados vegetais e depois é difícil sair da zona de conforto do que já conhecemos para ir experimentar novos.

Quando se é "carnívoro" os vegetais são um mero acompanhamento, portanto não importa muito se só comermos uns 5 ou 10 tipos nas sopas e saladas. Mas ser flexi-vegetariano implica conhecer muito mais grãos e vegetais e variar o máximo possível (ou vamos passar a vida a comer acompanhamentos).

Só espero que a experiência seja igual a quando provei beringela: apesar de ter um nome de vegetal que sabe mal, provei, adorei e como imensas vezes! Adoro beringela de todas as maneiras, sozinha ou acompanhada... :)

Portanto, para sair deste impasse, aceito sugestões de receitas para lentilhas! (a receita tem de ser sem carnes, salsicha, chouriço, etc)

22 fevereiro 2010

Vitaminas

Com a saúde não se brinca, e como quero realmente ir mudando a minha alimentação aos poucos, tenho de me precaver.

Os vegetarianos que não tenham uma alimentação variada, podem desenvolver carências de ferro, vitamina B12 (que só existe em produtos de origem animal) e cálcio.

Portanto, para poder ir experimentando aos poucos uma nova alimentação sem estar preocupada, por enquanto, com as possíveis carências de vitaminas e minerais comecei a tomar CENTRUM. Este é um suplemento multi-vitamínico que cobre 100% das necessidades diárias da vitamina B12, 40% das necessidades de ferro e 20% das necessidades de cálcio.

Apesar de comer peixe algumas vezes por semana, acho que assim estou em melhor posição para poder disfrutar mais das minhas experiências culinárias sem carne! :)

Este blog é super fofo!

Uau, ganhei um selo!


Passo a todas as meninas que me costumam vir aqui visitar, que me seguem e que me apoiam! Obrigada a todas!!!! :)

20 fevereiro 2010

Flexitarianismo

Ora, acho que o que eu quero mesmo vir a ser um dia é uma flexitariana! É um nome bonito, não acham? :p

"Flexitariano trata-se de um acrónimo que funde os conceitos “vegetariano” e “flexível”, uma nova tendência nutricional que se aplica a quem privilegia a ingestão de alimentos vegetais, mas permite pequenas concessões como comer também peixe, e até, esporadicamente, uma porção de carne.

Os flexitarianos são geralmente pessoas motivadas para o vegetarianismo, por razões de saúde, ecológicas ou económicas. Em casa preparam apenas pratos vegetarianos, mas fora de casa, por exemplo num churrasco ou jantar em casa de amigos, não pedem uma ementa vegetariana especial e consomem carne ou peixe.

O termo flexitarianismo foi usado pela primeira vez em 17 de Outubro 1992 no jornal Austin American-Statesman. Nesse número, a jornalista Linda Anthony escreveu um artigo intitulado «Acorn serve comida vegetariana». O artigo tratava da recente abertura do novo Café Acorn e assinalava que a proprietária, Helga Morath, denominava a sua comida de “flexitariana”. O termo, entretanto, difundiu-se noutros países, nomeadamente em Espanha, Itália e Brasil. Não é ainda usado em Portugal, sendo a designação mais próxima a de semi-vegetarianismo. No entanto, em Setembro 2006, a revista Prevenir apresentou um pequeno artigo em que dava conta deste novo conceito, considerando o flexitarianismo a nova alimentação verde.

Em 2003, a American Dialect Society votou flexitariano como a palavra mais útil do ano, e definiu-a como “um vegetariano que ocasionalmente come carne”.

Refira-se que muito poucas pessoas consideram que são flexitarianas, e que as organizações vegetarianas não aceitam esta dieta como um tipo de vegetarianismo."

Fonte: Centro Vegetariano.

19 fevereiro 2010

UAU!!!!

Eu já comentei por aqui que faço sessões de endermologia regularmente. Comecei no verão passado com uma fase intensiva de 2x por semana, depois passei a 1x por semana e agora estou em fase de manutenção (2x por mês).

A médica ultimamente constatava que eu anda muito inchada, dizia para eu beber mais água, fazer exercício... mas pronto, o peso lá andava nos 52 e eu achava que eram tretas dela para me manter a fazer mais sessões.

Hoje vou lá com os meus 51 quilinhos (depois de achar que ter pedido 500g em 10 dias foi pouco) e ela diz-me que eu estou muito muito melhor desde há 2 semanas atrás! Disse que tanto a zona abdominal e dos joelhos onde eu faço muita retenção de líquidos está muitíssimo menos inchada!

E eu com um grande sorriso: "Está não , está?" Ela perguntou-me se eu andava a fazer alguma coisa de diferente, e eu disse-lhe que troquei TODA a carne por peixe já desde o início do mês e que fazia também algumas refeições vegetarianas com proteínas de origem vegetal... e ela ficou mesmo admirada com os resultados!

Ainda por cima eu não me tenho coibido de comer de nada! Tenho feito mega pequenos almoços com fruta, como diariamente frutos secos ao natural tipo amêndoa, caju, nozes, pinhões (que são altamente calóricos), até fiz bolo s/açúcar duas vezes lá em casa... E o resultado é este!

O melhor de tudo é que nem sinto falta sequer da carne, acho que só comia mesmo por hábito. Claro que é um bocado difícil enfrentar determinadas situações sociais, mas pronto, também se comer carne quando o rei faz anos, não vai ser por aí...

Bem, afinal ter perdido só 500g não foi tão mau assim! Só tenho pena de não me medir regularmente para poder comparar, mas quando a médica me voltar a medir na endermologia, eu conto os resultados!

P.S. - Este fim de semana tenho congresso de salsa e o meu objectivo vai ser dançar um total de 12 horas entre hoje à noite e Domingo! Volto 2ªF com os resultados!

17 fevereiro 2010

Está quase...

Só para dizer que tive 4 diazinhos de férias em que o exercício físico que fiz foi só dançar (a Wii agora tem ficado quietinha). Hoje tenho aula de dança e lá se vão queimar mais umas calorias...

A alimentação está boa e o peso vai baixando MUUUIIITO devagarinho. Hoje de manhã a balança mostrou-me um 51.0, menos 500g que na 2ªF passada! Weee!

E eu que estava à espera de entrar na casa dos 50... vou ter de esperar mais um diazito!!!

Volto assim que tiver novidades!

12 fevereiro 2010

5º Dia

Bem, isto é que foi uma semana PERFEITA!

Todos os dias a levantar às 7:00, a fazer sempre meditação e 30 minutos de exercício, num total de 2h30 de exercício aeróbico e exercícios de yoga e 400 kcal queimadas! Weee!

A alimentação está também a ser muito boa! Não fosse eu estar na redzone e o peso já estaria mais baixo...

Mas 2ªF estou a prever entrar na casa dos 50 kg, se tudo se mantiver a caminhar a este ritmo! :)

Sinto-me feliz e com muita ENERGIA!

P.S. - Programa de exercícios para o fim de semana: dançar hoje e amanhã à noite e fazer musculação na Wii no domingo ao final do dia.

11 fevereiro 2010

4º Dia

Acho que finalmente me começo a ajustar à nova hora de levantar! Não é que acorde fresca que nem uma alface (até acordo com bastante sono), mas depois do exercício fico mais desperta e bem-disposta.

Ontem ainda tinha muitas caimbras nas pernas que pioram muito com o frio (fico sempre assim neste dia do mês) e acabei por não ir à aula de dança.

Eram 23h e ainda n tinha vindo o sono! Normalmente quando ando assim, só me apetece é dormir, mas sinto-me diferente, muito menos cansada, sinto-me mesmo bem.

Claro que a minha energia não vem só do facto de me exercitar todos os dias de manhã 30 minutos... Vem também do facto de eu nos últimos 9 dias só ter consumido sacarose uma vez (numa caipirinha que até estava amarga) e não ter comido qualquer tipo de carne.

Já li imensas coisas sobre alimentação vegetariana e o que realmente me atrai nela é que todos os vegetarianos estritos dizem sempre que têm muito mais energia, conseguem pensar melhor, dormem menos horas, etc... Eu gostava de um dia daqui a um ano ou mais, quem sabe, vir a tornar-me vegetariana estrita (se bem que isso causaria um belo problema lá em casa, que o rapaz já disse que gosta é de uma boa carninha). Daqui até lá vou aprendendo mais receitas vegetarianas saborosas e vou incorporá-las aos poucos na minha alimentação, também como peixe todos os dias, e estou a deixar de lado os laticícios.

O corpo tem de se habituar gradualmente com tudo, portanto agora estou focada em fazer o meu exercício matinal, beber água e manter a minha dieta semi-vegetariana! LOL!

Acho que daqui a um mês vou ter tanta energia, que nunca mais vou querer voltar atrás nesta decisão! :)

10 fevereiro 2010

3º Dia

Este para mim é o pior dia do mês (o 1º da redzone)!

Normalmente custa-me horrores a sair da cama, fico horas debaixo do chuveiro quente, chego mais tarde e mal-disposta ao trabalho, com imensas dores de barriga...

Mas hoje levantei-me às 7h00 como sempre, e apesar de me sentir mole não custou nada. Estive a meditar com uma músiquinha relaxante e a alongar-me e depois os 30 minutos da praxe de Wii Fit. Fiz aeróbicos mais calminhos (nada de me aventurar no Hula Hoop) num total de 75 kcal. É pouco, mas é de boa vontade! :)

Tomei um banho relaxante, um bom pequeno-almoço e cá estou eu sem ter tomado sequer o Brufen 600 do costume (mas inchada e com cãimbras leves nas pernas).

Sinto-me bastante melhor que habitualmente, embora hoje não esteja a pensar sair à noite para dançar... De qualquer forma vou tentar ir à aula de dança, mas vai mesmo depender de como eu estiver logo à noite!

09 fevereiro 2010

Pó de casca de ovo

Hoje à hora de almoço já estive a tratar de fazer o meu suplemento de cálcio! :)

Na realidade foi tão simples como lavar bem as cascas de ovo que já tinha guardado, secá-las uns minutos no forno e triturá-las até ficarem em pó!

Agora basta tomar uma colher (de café) por dia na sopa ou na comida, comer de forma variada, incluindo muitos vegetais de folha escura, frutos secos, etc... E posso finalmente dizer adeus ao leite que sempre odiei beber!

No meio das minhas pesquisas, deparei-me com factos bastante maus sobre o leite de vaca, como por exemplo, este estar cheio de antibióticos e de todas as "porcarias" que as vacas consomem (sim, porque elas não andam soltinhas no prado a comer relva).

A história do "leite é o melhor alimento" é claramente um mito que está a ser mantido pela indústria leiteira. Porque é que somos o único mamífero a beber leite em adultos? Porque é que somos o único mamífero a beber leite de outra espécie? E onde é que acham que as vacas vão buscar o cálcio? Claramente através da sua alimentação, e uma vez que estas são herbívoras já podemos deduzir que nós também podemos extrair o cálcio dos vegetais.

De qualquer forma, acho que o leite de soja de compra não é uma alternativa nada saudável, mas estou disposta a fazer os meus próprios leites vegetais em casa para experimentar (leite de amêndoas, de arroz integral, de aveia, etc). Ando numa de experimentar fazer em casa tudo o que seja saudável e natural. Haja tempo, porque vontade e curiosidade não me falta! Heheheh :)

Bom, e se ainda bebem leite de vaca, aqui fica um filme que ilustra porque é que este alimento nem deveria existir (a não ser para usufruto dos próprios vitelinhos).

2º Dia

Pronto, já está! Levantei-me novamente às 7h00, meditei e fiz 30 minutos de exercícios aeróbicos num total de 95 Kcal.

Eu nunca fui pessoa de me levantar cedo, muito menos de saltar da cama quando o despertador toca. Mas há uns tempos atrás li um artigo do Steve Pavlina, um guru de desenvolvimento pessoal, que finalmente para mim faz sentido e decidi por em prática.

Normalmente as pessoas falham em acordar cedo porque:
1. não têm nenhum objectivo para o tempo extra que vão ganhar no dia
2. usam a técnica errada

Bom, o meu objectivo é simples: exercitar-me de manhã para ganhar todos os benefícios do exercício matinal diário e, ao fazer isto, ganho tempo à tarde quando chego a casa para fazer outras coisas como descansar, experimentar receitas novas, ler, etc, etc.

Quanto à técnica, existem várias por aí. Algumas pessoas defendem que devemos deitar-nos e acordar sempre à mesma hora. Ora esta técnica é errrada porque nós não precisamos sempre das mesmas horas de sono. Há dias mais intensos em que precisamos de descansar mais e noutros precisamos de descansar menos. Outra ideia é que o corpo sabe quanto sono precisa e portanto devemos acordar naturalmente. Claro que esta última ideia é pouco prática, já para não dizer que certamente iremos dormir mais do que precisamos.

Então a abordagem que estou a usar (e que o Steve Pavlina sugere) é acordar sempre à mesma hora e à noite ir dormir apenas quando o sono chegar. Devemos ter a sensação que assim que nos deitarmos na cama não iremos demorar mais de 5 minutos a adormecer.

Portanto, ontem à noite às 22h30 estava mais que morta e fui dormir! Nesta altura do mês é normal eu dormir imenso, porque fico sem energia... e a juntar a isso o facto de ter acordado mais cedo e de me ter exercitado ainda me deixou mais cansada.

Hoje não acordei tão enérgica como ontem, aliás parecia que o meu cérebro continuava a dormir enquanto eu fazia exercício, mas o que importa é continuar. Em breve o corpo habitua-se!

08 fevereiro 2010

I feel good!!!

Tal como me tinha comprometido, hoje acordei as 7:00, meditei 15 minutos e fiz 30 minutos de Wii Fit (10 de yoga e 20 aerobicos) num total de 85kcal!

Fiz ainda o Body Test na Wii e ela diz que eu peso 51.5 kg (estou em TPM por isso não é nada mau).

E para começar o dia ainda melhor, tomei um belo pequeno-almoço (sumo de 1 laranja + 2 kiwis + 2 fatias de pão integral com ricotta).




Sinto-me maravilhosamente e com muita energia!

06 fevereiro 2010

Sábado na cozinha

Ontem à tarde diverti-me muito a fazer experiências culinárias!

Eu e o meu amor fomos comprar uma picadora (mudamo-nos há uns meses e ainda nos falta muita coisa). Então entretive-me a fazer hamburgueres de cogumelos com tofu! DELICIOSOS! :)

Experimentei também a receita de um bolo de alfarroba (sem açúcar). Aprovado!

Aqui ficam algumas fotos (as receitas ficam pra mais tarde que estou a postar a partir do telemóvel):



(massa dos hamburgueres)



(os ditos prontos a grelhar)



(acompanhados com legumes estufados)



(bolo de alfarroba no forno)




(pronto a comer, junto à lareira)

Bom apetite!!!!

05 fevereiro 2010

Novo desafio

Eu sei que há algumas coisas que me deixam com mais energia e realmente tenho de apostar nelas! A mais óbvia é claramente a alimentação e por isso já estou há 3 dias sem tocar em açúcar e carne (tenho-me alimentado bem com legumes, frutas, peixinho e receitas vegetarianas).

Ontem à noite, antes de me deitar, meditei por 20 minutos à luz de uma vela e com música relaxante muito baixinha. E hoje comprometi-me a saltar da cama às 7h45 e meditar por mais 15 minutos... E fiz!

Para mim, sair da cama é o pior, por isso pus o telemóvel longe, saltei para desligar o alarme e depois só tive de lutar contra a vontade de voltar para a cama! RESULTOU!

O meu objectivo para a próxima semana é levantar-me todos os dias às 7h00, meditar 15 minutos e de seguida fazer pelo menos 30 minutos de exercício efectivo na Wii (isto na realidade demora 45 min com o tempo entre exercícios).

Quem quer, arranja uma forma de fazer acontecer! Vai ser semana de redzone, mas estou motivada!!!

04 fevereiro 2010

Só para que conste...

... eu acabei por ir à aula ontem e soube-me bem! :)

Não estava com muita energia, mas começámos a dar uma coreografia nova de Salsa e acertei os passos todos direitinhos!

A verdade é que me sinto cada vez melhor a dançar socialmente (entenda-se na noite), acerto com tudo o que o homem quer fazer, estou super equilibrada, consigo estar relaxada e divertida... Mas ultimamente ando com falta de energia, que se traduz em desmotivação para sair à noite.

Claramente, mudar a minha rotina para uma que me dê mais energia está no nº1 da minha lista de afazeres! Há sugestões?

03 fevereiro 2010

Ai que vontadinha!

Estou quase a arranjar uma desculpa para não ir à aula de Dança... (sim porque querer, não quero)

Mas pronto, vamos lá que depois de feito não custa nada! Não vou desistir! Já tou a ir mudar de roupa...

Novo lema

A minha frase para me incentivar durante o mês de Janeiro foi: "Depois de feito, não custa nada!" Mas agora, vou mudar de lema para:

"Quem quer, arranja uma forma. Quem não quer, arranja uma desculpa."


E vocês, vão finalmente arranjar forma de emagrecer, ou vão continuar a arranjar desculpas?

02 fevereiro 2010

Experiências vegetarianas

Bom, depois da minha experiência com o hamburguer de cogumelos e tofu, fiquei mais interessada em culinária vegetariana.

No sábado fui ao supermercado e comprei granulado de soja (fino e grosso), seitan, tofu e molho de soja, com ideias de me aventurar nestas coisas completamente novas para mim.

Então lá fui eu fazer uma receita fantástica da minha avó que não é nada mais que um caril de vegetais e couzous, que me sai sempre lindamente e saborosíssimo.

Bem, hidratei o granulado grosso de PTS como dizia na embalagem, cozinhei da mesma forma que faria se tivesse adicionado peixe ou marisco ao cozinhado, mas não fiquei nada convencida! A consistência é tipo cortiça e quase não agarrou os temperos (o que me parece inacreditável, num caril óptimo e bastante picante).

Ontem lá provei o dito cozinhado maravilhoso, a soja já estava mais saborosa (lá agarrou o tempero), mas de facto a consistência é péssima.

Será que eu fiz alguma coisa mal? Será que hidratei pouco tempo (hidratei por 30 min, o mesmo que dizia na embalagem)? Meninas que usam PTS, será que me podem dar dicas?

Agora, tenho lá por casa o granulado fino de soja, acho que com esse não vai haver problemas porque não se sente a consistência da mesma forma.

Bem, agora a próxima vítima das minhas experiências vai mesmo ser o seitan, ando com imensa curiosidade em experimentar... Até já estou a pensar fazer seitan caseiro, é muito fácil e fica a 1/3 do preço do seitan que se compra nos hipermercados.

Aceito sugestões de formas de receitas para cozinhar o seitan, para que não seja um verdadeiro desastre como a minha 1ª experiência com PTS :)

01 fevereiro 2010

Balanço de Janeiro

No início do ano temos sempre vontade de mudar tudo. São novas metas, concretização de sonhos, novos objectivos.

Eu posso dizer que as coisas estão no bom caminho :) Claramente andei longe de fazer as coisas a 100%, mas mesmo assim obtive bons resultados!

Peso
Perdi exactamente 2 kg num mês, o que dá uma média de 500g por semana. O meu peso no início do ano era 53.3 kg e agora estou oficialmente nos 51.3 kg!

Exercício Físico
Tenho-me aplicado com a Wii e tentado dançar 2 ou 3 dias por semana. No total do mês fiz exercício físico em 22 dias, num total de 7 horas de Wii e o restante a dançar! Acho que é uma boa média!

Alimentação
Considero que a minha alimentação foi saudável e exemplar em 15 dos dias deste mês... Podia ter sido melhor, mas acho que foi muito melhor que em meses anteriores.

Açúcar
Podia ter-me portado melhor com o açúcar. Só consegui passar sem esta droga em 10 dias de Janeiro.

Fevereiro é um novo mês e pretendo fazer as coisas ainda melhor! Agora que já tenho algumas coisas mais disciplinadas como o exercício, é uma questão de estender o esforço a outras áreas.

Objectivos:
- Perder mais 2 kg
- Fazer musculação 2 dias por semana (especialmente abdominais)
- Conseguir beber 1.5 litros de líquidos por dia
- Voltar a fazer meditação