04 maio 2010

Fome Psicológica / Emocional

Fome Fisiológica X Fome Psicológica

Fome física, ou do estômago, é a fome fisiológica; nossa necessidade de reabastecimento. É a fome que sustenta a vida.

Fome emocional ou psicológica, é a fome que não tem ligação com a sustentação da vida. Implica comer "apenas por que a comida está lá"; "porque alguém se preocupou em prepará-la"; "porque paguei pela comida", "porque tenho pena de jogar fora"; "porque me sinto ansioso"; "porque estou triste, frustrado, feliz, etc...". Por fim, a fome emocional é a que nos faz comer mais e mais, apesar de já estarmos satisfeitos ou até passando mal. É ela que nos faz engordar.




Qualquer bebé quando nasce sabe chorar quando tem fome e largar o peito da mãe quando está satisfeito. Ao longo dos anos os nossos pais obrigam-nos a comer tudo o que está no prato e a ignorar os nossos sinais de saciedade. Obrigam-nos a comer a horas certas (almoço, lanche e jantar) mesmo que ainda não tenhamos fome.

Isto faz com que comecemos a desenvolver a capacidade de continuar a comer mesmo quando estamos satisfeitos e começar a comer quando ainda não temos fome... e é esta capacidade e mais nada que nos tem feito engordar durante todos estes anos...

Como mudamos esta situação? É precisamente isso que vos irei contar durante os próximos dias...

Um comentário:

Marta disse...

Também acontece que sentimos fome quando na verdade o corpo tem é sede. Quando sentirem vontade de petiscar alguma coisinha, bebam dois copinhos de água. A mim funciona-me lindamente!

Su, estes posts são do melhor que fizeste até agora. Muito obrigado por partilhares! E muitos parabéns por conseguires inspirar-nos!

Beijinhos.

Postar um comentário