24 setembro 2009

Meditando...

Há já alguns meses atrás interessei-me pela meditação. Para mim é uma técnica muito interessante neste meu processo de mudar a minha forma de pensar (leia-se, emagrecer a minha mente), como complemento de uma boa alimentação e de exercício físico.

Esta semana fui a um Workshop gratuito de Meditação com Padmansini, uma discípula do mestre de meditação Sri Chinmoy. Este workshop teve a duração de 6 horas (2h por sessão, durante 3 dias) e foi extremamente interessante.

Na próxima semana começa um curso gratuito de Meditação/Yoga que vai ter 8 sessões (duas sessões de duas horas por semana, terças e quintas).

Eu acho que vou lá dar um saltinho! ;)

Benefícios da Meditação

Grande parte de nosso stress e tensão provêm de nossa própria mente e muitos dos problemas que enfrentamos, inclusive os de saúde, são causados ou agravados por esse estresse. Uma simples meditação respiratória, feita todos os dias, durante dez ou quinze minutos, poderá reduzi-lo.

Todos ouvimos falar já há muito tempo sobre meditação. Essa prática foi divulgada no ocidente a partir dos anos sessenta, junto com o movimento hippie.

Como tudo que é novo e desconhecido, e como a proposta do movimento hippie era a de rompimento com o que já não funcionava mais e a introdução de uma cultura mais livre e feminina como a oriental, a meditação foi, por muito tempo, vista como uma atividade "de loucos".

Hoje a ciência comprova: a meditação somente nos traz benefícios, pois ela nos proporciona a possibilidade de encontro com aquilo que há de mais profundo dentro de nós.

Ela equilibra as emoções, nos põe em contato com nosso subconsciente, provoca o relaxamento através do "esvaziamento" de nosso campo mental, sua prática constante desenvolve a concentração e o auto controle, equilibra a ansiedade, além de nos direcionar por um caminho espiritual mais consistente e realizador.

Quando a turbulência dos pensamentos distrativos baixa e a mente fica parada, uma profunda felicidade e contentamento brotam naturalmente em nós. Essa sensação de contentamento e bem-estar ajuda-nos a lidar com as tarefas e dificuldades da vida diária.


Fontes: Os benefícios da meditação; Benefícios da Meditação

Um comentário:

Anônimo disse...

oi!
estou lendo um livro (que inclusive é o mesmo nome do meu blog) que tem me ajudado muito a entender o processo de emagrecimento. o citei aqui porque vc fala de meditação e desde que passei a meditar na Palavra de Deus e a entender o que Ele quer pra mim tb na área alimentar, é que tenho conseguido compreender porque antes emagrecia mas voltava a engordar e tb a tratar coisas em mim que me impediam de ter sucesso definitivo. recomendo a leitura :-)
[ ]´s!
Silvinha
http://livrepraemagrecer.blogspot.com

Postar um comentário