30 outubro 2009

30 dias de meditação

Já há alguns meses que tenho vontade de começar a meditar regularmente.

Mas depois de ter feito um curso sobre este tema fiquei um pouco desanimada porque percebi que meditar não é nada fácil e necessita de muita persistência.

Então resolvi adoptar uma técnica que funcionou quando quis parar completamente a ingestão de açúcar: fazer um "trial" de 30 dias. A ideia é manter o mesmo hábito durante 30 dias para avaliar os benefícios e ao fim deste tempo perceber se quero adoptar este hábito para o resto da minha vida ou não. Se não tiver a certeza, posso alargar a experiência para 60 dias, 90 dias, etc...

Portanto, durante 30 dias vou levantar-me meia-hora mais cedo para meditar. Aliás, já comecei hoje e gostei imenso! Senti-me bem comigo própria por ter começado o dia a fazer algo de bom por mim!

Benefícios físicos da meditação
- diminuição da frequência cardíaca
- redução dos radicais livres
- queda nos níveis de colesterol
- melhoramento do fluxo de ar para os pulmões
- rejuvenescimento (nos praticantes de meditação há mais de cinco anos, foi medido em média uma idade biológica de 12 anos mais jovem do que a sua idade cronológica)

Quer dizer que se eu começar a praticar já, daqui a 5 anos terei uma idade biológica de 18 anos?! GOSTO DISTO!!

Benefícios psicológicos da meditação
- Diminuição da ansiedade
- Diminuição e mesmo eliminação de estados de depressão
- Diminuição da irritabilidade e apatia
- Melhoramento da capacidade de aprendizagem e memória
- Aumento da auto-estima
- Aumento da energia, vitalidade e rejuvenescimento
- Aumento da sensação de bem-estar e felicidade
- Aumento da estabilidade emocional

Um comentário:

mllissa disse...

Acho o máximo, mas é uma coisa que eu duvido conseguir fazer, mas gostava.
Boa Sorte!

Postar um comentário