28 outubro 2009

Do 8 ao 80

A alimentação lá em casa é saudável a todas as refeições.

Ao pequeno almoço há leite magro, iogurtes naturais (já comprei uma iogurteira e dentro de dias vou fazer os meus próprios iogurtes!), pão integral, margarina vegetal sem colesterol, fruta, fiambre de frango, queijinhos frescos magros, muesli sem açúcar...

Ao almoço o prato é constituído por carnes brancas ou peixe, arroz ou massa integral e muitos vegetais variados!

Os lanches do meio da manhã e da tarde são à base de fruta e/ou pão integral e iogurte magro.

Ao jantar uma sopa rica em vegetais, lentilhas e sem batata deixa o estomago aconchegado para dormir. Esta semana a sopa de grão de bico foi um sucesso :)

Ou seja, lá em casa não temos: gorduras animais (manteiga, banha, etc), carnes vermelhas, enchidos, cereais brancos, fritos, sumos artificiais, doces, bolos, bolachas, chocolates, etc.

Quando eu pensei em fazer uma alimentação mais saudável, confesso que tive receio de cair num disturbio alimentar chamado ortorexia (mais tarde explicarei melhor em que consiste isto).

Assim sendo, e porque eu não gosto de extremos, decidi comigo mesmo que a alimentação em casa seria sempre saudável e em ocasiões especiais fora de casa comeria um pouco de tudo sem neuras.

O problema deste fim de semana foi que jantei e almocei fora de casa e ainda fui ao cinema. Conclusão: comi imensa carne vermelha, duas sobremesas e picocas.

Mas o problema não foi comer de tudo, foi COMER TUDO! Claramente ainda preciso de aprender a comer fora de casa com moderação.

E entretanto, esta semana estou de volta à minha culinária saudável e estarei mais atenta durante o fim de semana!

2 comentários:

mllissa disse...

Acho o máximo esse empenho!
Quando morava sózinha também fazia o mesmo (houve uma altura em que fiz isso), as compras eram feitas com lista, lista esta completamente pensada e em que as refeições estavam todas planeadas. Devo dizer que foi o que mais resultou na minha vida de dietas, e a carteira também agradeceu.
Foi a primeira vez que me olhei ao espelho e pensei, Uauu, nem mais um centimetro, nem menos um centimetro...
Hoje em dia com a casa cheia é mais dificil fazer isso, mas enfim.

disse...

Oi Su, obviamente vc não está buscando a perfeição, está? Pois esses desvios são parte do todo e não se pode querer tolerância zero. Com treino e persistência vc verá que a cada dia eles se tornarão cada vez mais exceções e que, mesmo dentro dessas, se pode ter moderação.
Bjs e parabéns pelas escolhas saudáveis em su casita.
Bjs.

Postar um comentário