29 outubro 2009

Iogurtes com Baixo IG?

Eu sempre achei estranho a Mimosa publicitar iogurtes com baixo indice glicémico. Eu pensava que todos os iogurtes magros não-açucarados tinham baixo IG!

Bom, parece que alguém se debruçou sobre este assunto e percebeu que, tal como eu já desconfiava, os consumidores andam a ser enganados.

Moral da história: Nunca confiar nos anúncios publicitários de produtos alimentares! (isso faz-me lembrar também dos anúncios Kinder que supostamente são muito bons para a saúde porque têm mais leite...)

Aqui fica um excerto retirado da fonte:

O Índíce Glicémico (IG) é uma classificação atribuída aos alimentos que possuem hidratos de carbono, de acordo com a quantidade de açúcar que estes libertam no sangue e o consequente nível de glicémia.

Os alimentos com elevado IG, são absorvidos rapidamente, libertanto uma grande [e rápida] quantidade de açúcar na corrente sanguínea, provocando uma libertação equivalente de insulina. Este processo vai favorecer a rápida incorporação do açúcar nas células e favorecer a lipogénese (produção de gordura). Ao mesmo tempo, ocorre um diminuição rápida do açúcar em circulação no sangue, o que vai induzir a sensação de fome. Por restabelecerem os níveis de açúcar rapidamente podem ser úteis pontualmente para atletas em competição ou pessoas com hipoglicémia, mas para a maioria das pessoas é contra indicado numa base regular.

Os alimentos que possuem naturalmente um baixo IG são os que nos fornecem glicose (energia sob a forma de açúcar) de modo gradual, como é desejável que aconteça. Exemplos: as leguminosas (grão, feijão, lentilhas), as frutas e legumes, a aveia, as massas integrais e os produtos lácteos tal como os iogurtes (naturais ou doces, sem adição de açúcar).

Por este motivo, é surpreendente que marcas como a MIMOSA, publicitem alguns dos seus tipos de iogurte como tendo um baixo IG, uma vez que qualquer iogurte (sem adição de açúcar ou produtos açúcarados) disponível no mercado, tem baixo IG.

Estes iogurtes que são publicitados, estão disponíveis nas versões sólidos e líquidos. Se observarmos a lista de ingredientes dos mesmos, verificamos que, nada na lista de ingredientes sugere a inclusão de algum produto que faça baixar ainda mais o IG, com excepção de algumas variedades de sabor (ex: magro pedaços + cereais) que possuem uma pequena percentagem de inulina.

No fundo o que estas marcas estão a fazer é dizer uma verdade - que os seus iogurtes possuem baixo IG, mas este facto, como vimos, é verdade para qualquer outro iogurte (sem adição de açúcar ou produtos açúcarados). Contudo, aproveitam-se da ignorância dos consumidores sobre este facto fazendo-se passar como melhores que as outras, o que achamos ser moralmente questionável porque neste aspecto não são melhores, são iguais.

Um comentário:

mllissa disse...

Na alimentação, nada como consumir o mais natural possivel...iogurtes com baixo IG, leite com mais cálcio, chocolates com mais leite, enfim, só conversa.
Produtos simples, poucos embalados, fruta da época, etc, é aí que está a chave de uma boa alimentação.
De qualquer maneira obrigada pelas informações que te preocupas sempre em dar, que são sempre muito interessantes e bem vindas.
Bjos

Postar um comentário