14 outubro 2009

Os malefícios do açúcar branco

A pedido da mllissa, vou falar aqui um pouco mais dos malefícios do açúcar branco (no fundo, o porquê de eu estar a tentar substituí-lo por outros açúcares menos prejudiciais ao meu corpo).

Todos os seres humanos precisam de algum tipo de açúcar pra viver. Mas é preciso saber que todo o açúcar de que precisam pode ser conseguido diretamente de uma alimentação equilibrada, baseada em cereais integrais, frutas, sucos, legumes e verduras. No processo metabólico do corpo humano, estes tipos de alimentos, que contêm carboidratos em maior ou menor quantidade, após a digestão se transformam em um tipo de açúcar chamado glicose, que é a principal fonte de energia necessária ao perfeito funcionamento do corpo humano. Podemos chamá-la de "açúcar estrutural", pois essa energia gerada pela glicose é utilizada para o crescimento, a regeneração celular, a atividade física, o pensamento e a manutenção do corpo em geral.

Ingerindo Em Excesso

Quando ingerimos açúcar em excesso - seja através dos cereais ou frutas, ou diretamente através do açúcar refinado, balas e doces - o pâncreas, glândula responsável pela produção da insulina, fica sobrecarregado, já que a insulina é um hormônio que transforma o açúcar (sacarose) em glicose. A glicose em excesso, essa energia não consumida, vira gordura e se acumula no organismo, causando doenças cardio-vasculares, obesidade, diabetes e hipertensão arterial, dentre outras.

Historicamente o consumo de açúcar se acentuou a partir da sua produção industrial, e passou a fazer parte dos mais diversos tipos de alimentos; desde refrigerantes, sorvetes e biscoitos a balas, doces em conserva, bolos, pães e diversos outros. Existem pesquisas que comprovam que até o século XVI não havia cadáveres com dentes cariados e isto comprova que as necessidades de "açúcar estrutural" das pessoas até aquela época eram satisfeitas com os açúcares naturais dos alimentos.

O sabor doce, que para os primitivos era sinônimo de algo comestível, ou seja, não-venenoso, se transformou num dos maiores venenos que a humanidade (des)conhece.

O Açúcar Rouba Energia

Para o corpo humano, essa é uma espécie de açúcar "gratuito", por ter sido ingerido pronto, mas na verdade a única "gratuidade" é o sabor, pois para processá-lo o organismo gasta muito mais energia e mesmo assim não o consegue completamente. Por isso mesmo gera acúmulo excessivo dessa energia não consumida em forma de gordura ou da própria glicose na corrente sangüínea. Daí para as doenças cardio-vasculares e diabetes é um pulo.

O açúcar refinado é considerado um antinutriente porque, além de não dar nutrientes nem energia vital para o organismo ainda rouba e/ou destrói vitaminas e minerais importantes, como o cálcio e o magnésio e as vitaminas do complexo B.

O corpo humano não está preparado para o açúcar

ESTIMA-SE QUE O CONSUMO médio mundial de açúcar seja de aproximadamente 200g por dia, incluindo cafezinhos, doces, sucos, refrigerantes e até cigarros.

Isso significa 6 Kg por mês ou 72 Kg por ano; nesse ritmo um ser humano adulto por volta dos 40 anos terá consumido perto de 3 toneladas de açúcar!

- O corpo humano não é preparado para ingerir essa quantidade de açúcar, principalmente porque a sacarose não faz parte da cadeia alimentar - diz o Dr. Ihsan Yossef Simaan - e o principal malefício, no último século, é a modificação morfológica do corpo humano, com os indivíduos tornando-se obesos.

O mesmo Dr. Ihsan atesta que o açúcar vicia mais que a cocaína:

- A cocaína leva à morte, por uso direto (overdose) a cerca de 6% a 8% dos usuários. No caso do açúcar, esse percentual é de 42%, por meio da hipertensão, cardiopatias, diabetes e a famosa obesidade.

Dependência química

A dependência química do açúcar é muito forte porque está ligada aos neurotransmissores cerebrais conhecidos como serotonina, que são responsáveis pelo estado de felicidade.

Aliás essa explicação é uma das bases para se entender o porquê do uso de qualquer coisa que nos leva ao vício: o prazer alcançado, ainda que por pouco tempo. Como a sensação é boa, queremos repetir, e aí não paramos mais.


Fonte: Os Malefícios do Açúcar

2 comentários:

mllissa disse...

Cá estou eu toda atenta!
Vou já cortar com o açucar, acho que tens toda a razão, mas e o adoçante? Faz mal?
Eu até consumo pouco açucar, mas no café ou meia de leite que bebo diariamente, sem nada não consigo...
Obrigada e bjos
:)

iky disse...

que legal, eu evito açúcar, sou magro, 173 cm de altura e 58 kg, mas não tomo refrigerantes, so tomo cafe com cereal matinal sem açúcar, granolae leite desnatado, tudo sem açúcar, além de evitar ao máximo o sal, gosduras e frituras; as pessoas me chamam de doido e fresco, mas sei que sou apenas consciente e saudável. ;)

Postar um comentário