15 janeiro 2010

Experimentando...

Desde há uns tempos para cá, que eu tento que a minha alimentação seja a mais natural possível. Não compro refeições-prontas, congeladas, enlatados, etc. Compro cogumelos frescos, vegetais, frutas, etc... e faço tudo eu mesma. Até faço os meus próprios iogurtes caseiros.

Já ouvi falar muito de tofu, seitan e proteína texturizada de soja (PTS), mas achava que era tudo mais ou menos a mesma coisa e que era uma grande porcaria (o que a ignorância faz às pessoas).

A única coisa que sabia é que PTS não é para mim, porque parece-me tudo menos uma coisa natural (e se não é natural, não confio que seja assim tão saudável). Senão, vejamos:

"A soja é submetida a um tratamento térmico controlado, onde ocorrem mudanças bioquímicas e físico-químicas. Estas condições transformam o material, dando-lhe as suas características finais para ser comercializado. A proteína texturizada de soja não é um produto passível de ser produzido domesticamente. Sua produção é feita a partir de farinha desengordurada de soja, por um processo chamado de extrusão termoplástica. O teor de proteínas presente nos produtos comerciais de proteína texturizada de soja (PTS) é de 50% a 52%."

Bem, ontem fui ao supermercado e dei de caras com uns hamburgueres de cogumelos que eram feitos com cogmelos e vários vegetais, 20% era tofu e seitan, sal, vinagre e molho shoyu. Sem conservantes.

Já que ia jantar sozinha pensei: "Olha, aqui está uma boa oportunidade de experimentar algo diferente. Também não quero morrer burra, não é?"

Cheguei a casa, pus uma pintinha de margarina na frigideira e lá vou eu fazer o hamburguer, enquanto pensava: "Ai, isto não tem nada bom aspecto, é todo viscoso, yuck"!

Depois de estar com um aspecto mais douradinho, pus no prato acompanhado de um mix de vegetais caseiros que eu tinha no frigorífico e lá fui provar a obra de arte. E não é que tinha um sabor ESPECTACULAR?! Tão bom, tão bom, que fui fazer o outro hamburguer!

Tive de dar o braço a torcer, a mão à palmatória... o que lhe quiserem chamar! :) Agora vou tentar aprender mais coisas sobre tofu e seitan (que não é a mesma coisa que PTS, porque podem inclusivamente ser feitos em casa) e prometo que não volto a dizer mal de nada antes de experimentar.

Bem, as coisas que uma pessoa aprende!

P.S. - Ontem à noite fiz 50 minutos na Wii, 10 de musculação, 10 de boxe, 15 de step e o resto de outros exercícios e estou aqui que nem posso. Hoje o exercício vai ser apenas dança!

3 comentários:

mllissa disse...

Tenho uma amiga que emagreceu meeesmo substituindo a carne por tofu e fazendo caminhadas todos os dias. Não sou nada virada para essas coisas mas qualquer dia ganho coragem e provo. Sou tão esquisita...mas tenho vontade de deixar de comer carne, quem sabe não provo um desses hamburguer?

Tânia disse...

Tofu e soja não é cmg :| PArabéns pelo exerfcício na wii :)

disse...

Oi Su, Feliz 2010!!
Vejo que continua se empenhando na boa alimentação, parabéns!
Estou voltando devagarinho, mas feliz por me manter no controle durante as férias. Agora é só continuar.

Bjs.

Postar um comentário