22 fevereiro 2010

Vitaminas

Com a saúde não se brinca, e como quero realmente ir mudando a minha alimentação aos poucos, tenho de me precaver.

Os vegetarianos que não tenham uma alimentação variada, podem desenvolver carências de ferro, vitamina B12 (que só existe em produtos de origem animal) e cálcio.

Portanto, para poder ir experimentando aos poucos uma nova alimentação sem estar preocupada, por enquanto, com as possíveis carências de vitaminas e minerais comecei a tomar CENTRUM. Este é um suplemento multi-vitamínico que cobre 100% das necessidades diárias da vitamina B12, 40% das necessidades de ferro e 20% das necessidades de cálcio.

Apesar de comer peixe algumas vezes por semana, acho que assim estou em melhor posição para poder disfrutar mais das minhas experiências culinárias sem carne! :)

4 comentários:

Fay van Gelder disse...

Ás vezes são mesmo puros mitos, ainda a semana passada eu fiz um teste, que faço regularmente a um fio de cabelo, para ver se havia carências ou não e não havia de nada.
E não como carne já há 2 anos e não tomo suplementos vitaminicos, de acordo com a opinião de muitos especialistas as cerduras + escuras fornecem o calcio e ferro e o tofu a que subst. a B12, outros dizem que não.
Mas comigo funciona, mas também acho que depende de organismo para organismo, cada caso é um caso mesmo.

Elaine Regiani disse...

Olá...estou passando para conhecer o seu blog e adorei. Tenho uma filha vegetariana, menina ela nãotomas as vitaminas. Preciso urgente marcar médico pra ela (em quase 20 anos) e se recusa a ir.
Vou comprar centrum pra ela.
Beijocas carinhosas

Su disse...

Acho que fazes bem se te sentes melhor assim, mas penso que no futuro podes fazer análises para ver se realmente estás com carência de alguma vitamina, pois nem todos os organismos assimilam as vitaminas da mesma forma e até podes não precisar. Conheço alguns vegetarianos que não tomam qualquer suplemento, têm é de ter uma alimentação equilibrada a nível de do recurso ao Tofu, legumes verdes e leguminosas (para as necessidades deles).
penso que o melhor é depois ir mantendo umas análises para controlares pois até podes estar a tomar vitaminas que não necessitas (uma vez que o centrum é o suplemento mais completo que conheço). O excesso de vitaminas vai sair na urina e se ela sair diferente do habitual já vais ter um indicador de que podes estar a suplementar vitaminas que não necessitas suplementar.
Beijocas e vou acompanhando o teu processo uma vez que aqui em casa também estamos a passar para uma alimentação vegetariana.
Boas refeições

Isabel disse...

Há que ter cuidado com isso, principalmente se inicias-te recentemente uma dieta vegetariana porque não temos bem noção daquilo que cada alimento contém (a nível vitaminico)então podemos correr o risco de não ingerir as quantidades necessárias diárias. É ires vendo e daqui a uns tempos fazer análises e controlar :)
bjs

Postar um comentário