30 maio 2010

Porque é que eu não consigo emagrecer?

Caras amigas blogueiras light, parece que eu descobri a pólvora! Finalmente entendi porque eu estou acima do peso e porque não consigo baixá-lo!

Desde que mudei de casa tenho feito comidinha muito mais saudável, faço exercício sempre que posso, tornei-me quase vegetariana… Tudo coisas que supostamente me fariam muito mais magra, mas o peso só se mantém ou sobe!! E porquê? Ora, porque às vezes comer com moderação é igual a comer sem moderação nenhuma! A está hora estão vocês a pensar "esta gaja enlouqueceu", mas eu juro-vos que é verdade!!!

Pensem no seguinte caso: uma pessoa que fumou 20 cigarros por dia, todos os dias durante 20 anos, quer deixar de fumar e decide parar completamente. Está um mês sem fumar mas depois apetece-lhe mesmo um cigarro, então decide que vai fumar só um cigarro por semana. O que é que vocês acham que acontece? Poucas pessoas conseguiriam ficar a fumar um só cigarro por semana durante o resto da vida, a maioria voltaria a fumar.

Bem, comigo é a mesma coisa. Eu decido que não vou comer doces, fico 40 dias sem tocar em sacarose e depois decido "quase sem querer" que afinal vou comer doces em ocasiões especiais. E de ocasiões especiais passa a aos fins de semana, e dos fins de semana a duas vezes por semana, e de duas vezes por semana a quatro, e de quatro a todos os dias e depois a duas vezes por dia e é o descalabro total.



A solução? Cortar de vez com certos alimentos e pronto! Se é possível? Claro que sim e eu própria já fiz isso!!!

Há uns 4 ou 5 anos atrás, desde a minha primeira dieta deixei de comer McDonalds. Sempre que ia com os meus amigos a algum lado eles comiam um BigMac e eu ia comer outra coisa a outro lado (na altura o McDonalds não tinha sopa nem saladas). E fui continuando sempre assim.. As primeiras vezes custava-me, mas o sentimento de vitória no fim era muito melhor. E ao fim de algum tempo já era uma coisa natural.

A última vez que comi um hamburguer no McDonalds foi em Dezembro de 2007. Lembro-me que estava com amigos, tínhamos muita fome, daí a uma hora íamos jantar e só tínhamos o McDrive por perto. Eu pedi um hamburguer simples pequeno (só com o pão, o hamburguer e o ketchup) fiquei bem e não comi demasiado no jantar.

Há duas semanas nos USA comi um hamburguer caseiro. Estava bom, gostei, mas não foi por isso que voltei a ter vontade de comer no McDonalds. Hoje em dia quando passo num McDonalds não tenho nenhuma vontade de comer. O meu cérebro não associa "aquilo" a comida. Esta semana até entrei no McDonalds e no BurgerKing em aeroportos e das duas vezes pedi uma salada.

O meu objectivo para já é ter o mesmo comportamento em relação a:
- doces
- fritos
- refrigerantes
- pizza

Quando me perguntam porque eu não como hamburgueres no McDonalds eu simplesmente respondo: "Eu não como no McDonalds há anos e não me faz falta nenhuma. Se tu soubesses as porcarias que estás a comer, também farias o mesmo." Ponto, fim de conversa.

Quero ser capaz de dizer "eu não como doces" com naturalidade… Isso e todos os outros alimentos hipercalóricos que me fazem entrar em ciclos de querer comer ainda mais porcarias.

10 comentários:

Sou eu... disse...

100% de acordo contigo!...
Andei na nutricionista e correu tao bem desde que ela me fez "lavagem ao cerebro"!...
E o mal é comer so um cadinho de...(..)...so hoje..(..)... TA MAL!! MAL..e eu ontem comi um pacote de bolchas com recheio de morango e chocolate!!..Fiquei pra morrer...e pensei mil vezes antes..mas caí!!! PORRAAAAAAA!!!

BEijao e coragem..venho aqui todos os dias!!

Anônimo disse...

é toda uma mudança de comportamento né?
é difícil no começo, mas quando a gente menos espera a gente já está acostumada e perdendo todos os quilos extras. pra eu emagrecer eu tenho que malhar, não adianta ficar parada e só comer pouco. cada organismo é de uma jeito, temos que encontrar o melhor pro nosso. beijos!

Anônimo disse...

se achas que resulta contigo, força! Eu confesso que não conseguiria viver sem a minha cola zero!

Unknown disse...

Esta notícia http://www.jornaldocentrodesaude.pt/Jcs/NotCorpo.asp?Id=337 ,embora antiga, pode dar-lhe uma perspectiva diferente! Leia e encontre o equilibrio! A solução provavelmente não está na privação total mas sim nas estratégias que utiliza para tentar contrabalançar determinados excessos...Pense nisso!
Um dia teremos todo o prazer em divulgar o seu caso de sucesso aqui http://www.registodopeso.net/CasosdeSucesso/tabid/57/language/pt-PT/Default.aspx! Conheça o objectivo do nosso estudo em http://www.registodopeso.net/ e em
http://www.facebook.com/registodopeso e divulgue--a!
Boa semana e muita força!!!!Boa semana e muita força!!!!

Meu Equilíbrio disse...

Tb acredito que seja um vício... Já tentei cortar radicalmente, mas não consegui... Vou é tentando controlar as quantidades... Bjinhos e força

Su disse...

Eu não acredito muito no corte radical com as coisas que gosto para não me sentir em "dieta=privação". Acredito sim na disciplina e determinar que é só uma vez por semana e SÓ essa mesmo.
Eu não gosto de ser dependente de nada e a comida é igual por isso tento minorar o estrago - chocolate só do preto/amargo de preferência magro, pois sei que assim que coloco um bocado na boca a vontade de comer toda a tabelete impera.E não consigo dominar esse impulso.
Segunda estratégia - não ter em casa. Não ter as coisas ao alcance é a melhor solução.
beijocas e continua com essa determinação

Marta disse...

Ânimo, Su!
O caminho é não relaxar-se e começar a comer porcarias frequentemente sem nos sentirmos mal, não deixar por nada que a balança ultrapasse um determinado valor...
No meu caso, o sucesso vai de mão dada com o exercício. Se comer normal, mas não sair treinar regularmente, a balança acusa logo!

Beijinhos e força!

Roberta Fischer disse...

Oi Su... já vim ontem aqui mas não consegui ler, acredita? o dia foi corridinho e eu gosto de ler com calma, comentar com calma e não escrever qualquer coisa só para dizer que escrevi...
Olha, amei o post e eu estou fazendo a mesma coisa que vc. Por enquanto com o chocolate e a pizza. Logo vou colocar o Mc donalds tbem hehehe. Acho que vc tem toda razão, temos que cortar estes vícios. Eue estava um tempão sem chocolate até um belo dia que resolvi comer um quadradinho... nossa, estou comendo até hoje hehehe.

Beijos e vamos fazer um ótimo mês.

Josi disse...

Oi Su, concordó que Mc Do é uma verdadeira porcaria para saúde, cheio de aditivos que nos fazem ter vontade de comer em grande quantidade. Eu raramente como. Mas chocolate e açúcar nao posso deixar nem quando estou de dieta. Isso é uma questão de força de vontade e convicção também. Para mim, comer é um prazer.
bjs

Ro Z disse...

Eu fico deprimida lendo esses comentários. Pelo amor de Deus, eu estou com 10 kg a mais do ideal, como pouquissímo e sempre faço substuições saudáveis e vcs vem falar de Mac Donald´s (lixo americano, carne de minhoca ou sei lá o que é. vão malhar!!!!!

Postar um comentário