15 julho 2010

Tarefa do Desafio Zen - SUSHI VEGETARIANO

Uma das tarefas do desafio Zen era fazer um prato light e partilhar a receita. Eu há imenso tempo que estava para tentar fazer sushi e decidi fazer um sushi vegetariano.

Foi uma experiência óptima, aprendi imenso, e ficou super saboroso! A partir de agora, o sushi vai fazer parte da minha alimentação mais frequentemente.

Quanto aos ingredientes fui ao Celeiro Dieta e comprei lá todos:
- arroz japonês
- vinagre de arroz
- alga nori
- alga kombu
- molho terryaki

Em casa tinha vegetais e fruta a gosto e foi o que usei para o recheio do sushi:
- tomate
- cenoura
- pimento verde
- manga

Modo de preparação
Lavar bem 250g de arroz japonês. Cortar a alga kombu às tiras e cozer 5 minutos em 400ml de água. Tirar a alga e cozer o arroz por 16 minutos nessa água.

Enquanto o arroz coze aproveitem para preparar os vegetais às tiras. Eu coloquei os vegetais todos crus, mas podem fazer ao vosso gosto.

Aquecer 100ml de vinagre de arroz e juntar 50g de açúcar ou frutose (esta é a receita original, mas não precisam de por açúcar se não quiserem). Juntar o vinagre ao arroz cozido e misturar para soltar o arroz.

Estender 2 folhas de alga nori e espalhar o arroz por cima com os dedos (vão molhando os dedos em água para ele não se colar às mãos). Colocar no centro os vegetais e enrolar apertando com alguma firmeza.

Para cortar o sushi usem uma faca afiada e limpem a lâmina com água a cada corte (se não o fizerem o arroz colado na faca torna dificil continuarem a cortar). Dividam cada rolo ao meio, e cada metade ao meio até terem 8 pedaços.

Coloquem o molho terryaki à parte e vão molhando o sushi, enquanto de deliciam com este manjar dos deuses, light!

Aqui fica a foto :)

16 comentários:

Gisele Martins disse...

Oieeee
Adoro Sushi, e adorei a dica do vegetariano, um dia vou testar ela.
Lindo dia
Bjo :)

FFreitas disse...

Nham, nham! Tem um aspecto delicioso! Adoro sushi! :)

Dani disse...

Ai, não faz isso comigo não, adoro sushi
Nhan nha rs

Bjinhus

Rô Barbieri disse...

Que lindo prato!!!!
Um ótimo dia para vc!
BEijossss

Só comigo disse...

Hummm que bom!

Ana M disse...

Olaa :)
Aiii tem tão bom aspecto!
Prabéns eheh :p

Su disse...

nahm, nham cresceu logo água na boca.
tenho de experimentar essa receita.
bjocas

Meu Equilíbrio disse...

Eu ja provei sushi e detestei.. lol... Mas assim deve ser melhor ;) Bjinhos

Meu Equilíbrio disse...

Obrigada pelas palavras ;) Eu sou um pouco assim, não posso falahr em nada e se falho vou logo muito abaixo. E tb fiquei assim porque não cnsegui manter o ritmo da RA e exercício físico. Mas chegaram as férias e ja ando mais animada =) Obrigada e que as tuas férias tb cheguem rápido ;)

Unknown disse...

Nunca comi, um dia quero esperimentar...
deve ser bom pq a cara é ótima... bjinhos

Renata disse...

Hummm deve ter ficado uma delícia, já copiei a receita!

bjinhoo

Tânia disse...

Infelizmente não aprecio.. :(

Andrea Hulewicz disse...

Oi Su que bacana que vc cumpriu essa tarefa :) Eu não fiz, mas parabéns, deve ter ficado ótimo!

Bjussss

Mary disse...

Su...
AMO sushi!!! Nunca fiz e nunca farei...hahahaha... Sou muito descoordenada pra essas coisas pequenas. Mas conheço vários lugares aqui que fazem sushis maravilhosos!!!
Mas anotei a receitinha. Pode ser que me anime.
Beijo grande e ótimo final de semana.
=)

Roberta Fischer disse...

Nossa, sushi sem peixe??? não é que ficou com uma cara ótima??? Parabéns
Beijos

Diana Pessoa disse...

q delícia! sushi responsável e consciente! obrigadíssima!

Postar um comentário