13 outubro 2009

Dióspiro

Com 64 calorias por 100 g, os dióspiros são ricos em potássio e vitamina C. Originário do Oriente, o dióspiro, também conhecido por damasco-do-japão assemelha-se a um tomate alaranjado.

Sumarento de sabor agridoce e adstringente, deve ser consumido bem maduro, devendo apresentar uma polpa bem mole. Verde é excessivamente adstringente sendo mesmo conhecido por deixar na boca uma desagradável sensação de aspereza.

O mais vulgar é comer os dióspiros ao natural com o auxílio de uma colher, mas permite ainda preparação de compotas, doces e sorvetes...


É a minha fruta preferida!! E a minha mãe deu-me um prato enorme cheio de dióspiros... Agora vejam lá a chatice de ter de os comer rapidamente para não se estragarem! :)

Ontem foram 2 ao jantar e hoje 1 ao almoço. O que vale é que é uma fruta mesmo rara (por ser de conservação tão difícil). Há durante parte do mês de Outubro e depois PUFFF... só há mais pro próximo ano!

Um comentário:

Tânia disse...

Sabes, quando era novinha comia tantos tantos tantos que agora não consigo comer nenhum!! MAs lembro-me que só queria que chegasse esta altura para apanhar dióspiros ao quintal da minha avó. Há anos que não como um!!!

***

Postar um comentário