07 maio 2010

Pondo a comida no seu lugar - parte III

PASSO 4 - Comer sem restrições

Não pensar em "dieta" quando sentir a fome física. Não se privar.
A privação leva à fome psicológica.


Isto pode parecer estranho: então se eu estou com fome devo comer tudo o que me apetecer?

Como diz o ditado, "o fruto proibido é o mais apetecido".

Então se metermos na cabeça que não vamos comer chocolate, pão, refrigerante ou qualquer outro alimento por um mês, vamos passar dias inteiros a resistir ansiosamente... e na primeira oportunidade em que fraquejarmos vamos atacá-lo impiedosamente e comê-lo até matarmos toda a nossa fome psicológica por esse alimento.

É engraçado como quando estamos com fome do estômago mais facilmente pensamos em comer um prato de comida a sério, do que atacar uma tablete inteira de chocolate.

Quando estou com fome física e vou comer eu liberto-me totalmente. Preparo a minha comida com calma, escolhendo os melhores alimentos, pensando naquilo de bom que eles vão trazer ao meu corpo, medindo o valor nutricional e nunca calórico.

Então como eu associei este passo à minha RA?

1º penso nas quantidades que me levarão a ter fome daí a 3 horas
2º penso em alimentar-me com qualidade, com alimentos saudáveis
3º nunca mas nunca mais pensei em calorias

Depois disto tudo, como. Como com prazer de saborear cada alimento, como com alegria, como com tranquilidade, como sem culpa.

A culpa é o resultado de comer por qualquer outra razão que não seja alimentar o nosso corpo.

2 comentários:

disse...

Oi Su, é como vc falou lá no blog: esse é o verdadeiro sentido da RA. Acredito que vc, assim como eu (e outras poucas)chegamos realmente a um ponto em que emagrecer vai ser mesmo consequência de novos hábitos e não um desafio passageiro, fadado ao fracasso tão logo se atinja uma meta. Eu ainda preciso de algumas referências para seguir como guia mas o objetivo final é harmonizar a relação fome/alimentos/sentimentos.
Muito boas suas escolhas.
Bjs.

disse...

PS: Esqueci de mencionar que fiquei muito contente de ter sido sua "inspiração" para a volta ao ginásio! Se bem que vc sendo tão disciplinada, nem precisava. Era só uma questão de tempo mesmo para engatar novamente.
Bjs.

Postar um comentário