09 fevereiro 2010

2º Dia

Pronto, já está! Levantei-me novamente às 7h00, meditei e fiz 30 minutos de exercícios aeróbicos num total de 95 Kcal.

Eu nunca fui pessoa de me levantar cedo, muito menos de saltar da cama quando o despertador toca. Mas há uns tempos atrás li um artigo do Steve Pavlina, um guru de desenvolvimento pessoal, que finalmente para mim faz sentido e decidi por em prática.

Normalmente as pessoas falham em acordar cedo porque:
1. não têm nenhum objectivo para o tempo extra que vão ganhar no dia
2. usam a técnica errada

Bom, o meu objectivo é simples: exercitar-me de manhã para ganhar todos os benefícios do exercício matinal diário e, ao fazer isto, ganho tempo à tarde quando chego a casa para fazer outras coisas como descansar, experimentar receitas novas, ler, etc, etc.

Quanto à técnica, existem várias por aí. Algumas pessoas defendem que devemos deitar-nos e acordar sempre à mesma hora. Ora esta técnica é errrada porque nós não precisamos sempre das mesmas horas de sono. Há dias mais intensos em que precisamos de descansar mais e noutros precisamos de descansar menos. Outra ideia é que o corpo sabe quanto sono precisa e portanto devemos acordar naturalmente. Claro que esta última ideia é pouco prática, já para não dizer que certamente iremos dormir mais do que precisamos.

Então a abordagem que estou a usar (e que o Steve Pavlina sugere) é acordar sempre à mesma hora e à noite ir dormir apenas quando o sono chegar. Devemos ter a sensação que assim que nos deitarmos na cama não iremos demorar mais de 5 minutos a adormecer.

Portanto, ontem à noite às 22h30 estava mais que morta e fui dormir! Nesta altura do mês é normal eu dormir imenso, porque fico sem energia... e a juntar a isso o facto de ter acordado mais cedo e de me ter exercitado ainda me deixou mais cansada.

Hoje não acordei tão enérgica como ontem, aliás parecia que o meu cérebro continuava a dormir enquanto eu fazia exercício, mas o que importa é continuar. Em breve o corpo habitua-se!

4 comentários:

Fay van Gelder disse...

Nem mais eu que sou de acordar bem cedo, faço logo pela manhã.
Mas ontem não tive tempo e fiz de noite, caramba que não é mesmo a mesma coisa, porque já estamos tão cansadas, nê?
Quando o cerebro e o corpo estão em sintonia, tudo resulta :)

Anônimo disse...

A razão pela qual eu tenho muita dificuldade em acordar cedo é porque TENHO SONO!!!
Definitivamente, para mim, o dia ideal começa à 9h da manhã!
rsrs

Rows disse...

se habitua.
O corpo se habitua a tudo!!!
e vamo em frente!!

bjinhos

mllissa disse...

Houve uma altura que dava na sic mulher todos os dias uma aula de ginástica, ás 7.30h ou 7.45...eu andava tão empenhada que ás vezes até acordava 5 min antes do despertador (incrivel), e é isso, motivação faz milagres.
Nunca me lembrei de jogar wii de manhã...mas vou pensar nisso.
Beijinho

Postar um comentário