20 fevereiro 2010

Flexitarianismo

Ora, acho que o que eu quero mesmo vir a ser um dia é uma flexitariana! É um nome bonito, não acham? :p

"Flexitariano trata-se de um acrónimo que funde os conceitos “vegetariano” e “flexível”, uma nova tendência nutricional que se aplica a quem privilegia a ingestão de alimentos vegetais, mas permite pequenas concessões como comer também peixe, e até, esporadicamente, uma porção de carne.

Os flexitarianos são geralmente pessoas motivadas para o vegetarianismo, por razões de saúde, ecológicas ou económicas. Em casa preparam apenas pratos vegetarianos, mas fora de casa, por exemplo num churrasco ou jantar em casa de amigos, não pedem uma ementa vegetariana especial e consomem carne ou peixe.

O termo flexitarianismo foi usado pela primeira vez em 17 de Outubro 1992 no jornal Austin American-Statesman. Nesse número, a jornalista Linda Anthony escreveu um artigo intitulado «Acorn serve comida vegetariana». O artigo tratava da recente abertura do novo Café Acorn e assinalava que a proprietária, Helga Morath, denominava a sua comida de “flexitariana”. O termo, entretanto, difundiu-se noutros países, nomeadamente em Espanha, Itália e Brasil. Não é ainda usado em Portugal, sendo a designação mais próxima a de semi-vegetarianismo. No entanto, em Setembro 2006, a revista Prevenir apresentou um pequeno artigo em que dava conta deste novo conceito, considerando o flexitarianismo a nova alimentação verde.

Em 2003, a American Dialect Society votou flexitariano como a palavra mais útil do ano, e definiu-a como “um vegetariano que ocasionalmente come carne”.

Refira-se que muito poucas pessoas consideram que são flexitarianas, e que as organizações vegetarianas não aceitam esta dieta como um tipo de vegetarianismo."

Fonte: Centro Vegetariano.

3 comentários:

Sibele disse...

Oi,Su!Aff esse pvo inventa nome pra tudo,hhihihihih.acho que o importante nisso tudo é manter o equilíbrio, sempre o equilíbrio é a palavra chave de qualquer dieta ou RA.
Cuide-se!
Um ótimo findi!
Beijosss

disse...

Sim, Su, o nome é bonito, mas difícil de falar, rsrsrsr. Mas achei legal a idéia de manter o padrão mais vegetariano, com abertura para as proteínas animais. Acho mais coerente com o histórico alimentar do ser humano.

Bjs.

Tânia disse...

Eu e vegetarianismo... Nada a ver LOL :P

Postar um comentário