23 fevereiro 2010

Lentilhas

No Domingo arrisquei tudo e comprei lentilhas (das normais e das vermelhas). É daquelas coisas que nunca provei na vida mas já me disseram que é muito saboroso, para além de ser um alimento muito rico em proteínas, cálcio, ferro, manganésio, potássio, fósforo e zinco.

Portanto agora tenho um problema... É que nem sequer sei como cozinhá-las, não sei como sabem, estou completamente apavorada e a achar que vai tudo correr mal! Já pesquisei algumas receitas na net, mas nenhuma me "cheira".

Confesso que ainda tenho um bocado medo de provar certos grãos e vegetais, acho sempre que vão saber terrivelmente mal (mas quanto a provar porcarias que não interessam para nada a menina Su já experimenta sem problemas)! Nós em crianças aprendemos a gostar de determinados vegetais e depois é difícil sair da zona de conforto do que já conhecemos para ir experimentar novos.

Quando se é "carnívoro" os vegetais são um mero acompanhamento, portanto não importa muito se só comermos uns 5 ou 10 tipos nas sopas e saladas. Mas ser flexi-vegetariano implica conhecer muito mais grãos e vegetais e variar o máximo possível (ou vamos passar a vida a comer acompanhamentos).

Só espero que a experiência seja igual a quando provei beringela: apesar de ter um nome de vegetal que sabe mal, provei, adorei e como imensas vezes! Adoro beringela de todas as maneiras, sozinha ou acompanhada... :)

Portanto, para sair deste impasse, aceito sugestões de receitas para lentilhas! (a receita tem de ser sem carnes, salsicha, chouriço, etc)

3 comentários:

mllissa disse...

Quem me dera poder ajudar, mas eu com legumes nem com imaginação lá vai, só mesmo em sopas...
Boa Sorte
(Já viste em livros ou sites só de comida vegetariana?)
Bjo

Su disse...

Sou uma desgraça na cozinha mas decobri uma recita de caril de lentilhas no blog: http://freakveggie.blogspot.com/search/label/Leguminosas

Podes experimentar (se gostares de caril, claro)
Beijocas e bom apetite. eu vou tentar também fazer as lentilhas que cá estão em casa a "mofar".
Até breve

Jojozinha disse...

Eu tb aceito sugestoes.. ja agora.
Obrigado obrigado mil vezes por todo o apoio que me tens dado :)

Postar um comentário