20 abril 2010

Respondendo às perguntas do dia 1

Meninas, obrigada a todas pelos vossos comentários, adorei! Agora, vou responder a todas as vossas dúvidas:

Isabel: Eu já tomei Centrum porque no início quando comecei a ser "semi-vegetariana" estava preocupada com a vitamina B12 e com o ferro, mas agora que aprendi mais sei que consigo obter essas vitaminas e minerais com facilidade, portanto deixei de tomar. Só tomo "Magnesium OK" receitado pela médica de família, pois tenho amigdalite crónica e este suplemento previne bastante que as amigdalites ocorram.

Márcia: A receita da sopa é muito simples, eu faço a mesma base para todas as sopas e depois só vario o "toque final".

Ingredientes:
- 1 cenoura
- 2 cebolas
- 1 alho francês (ou alho poró no Brasil)
- 100g de abóbora
- 1/2 nabo
- 2 latas grandes de grão de bico cozido

No fundo da panela ponho um fio de azeite, e refogo por 2 minutos todos os vegetais. Deito 2 litros de água, um pouco de sal e uma lata do grão de bico e deixo cozer por 30 minutos em lume brando. Passo tudo com a varinha mágica até ficar em creme. Se ficar muito espesso podes acrescentar mais água a gosto e rectificar o sal. No fim junta a outra lata de grão de bico cozida. (Se preferires podes fazer creme de grão de bico, então poes logo as 2 latas no início)

PU: Eu andei algum tempo até encontrar a consistência de iogurte certa e há alguns truques para o fazer. Primeiro, para ter um iogurte cremoso é preciso que ele fique bem sólido. Eu utilizo:

- 1 iogurte natural (sem ser magro, porque senão o iogurte fica muito líquido)
- 4 colheres de sopa de leite em pó magro (marca Molico, há em todos os supermercados)
- 1 litro de leite magro

Misturo tudo muito bem e divido pelos 6 potinhos da iogurteira. Deixo a iogurteira ligada por 12 horas (para os iogurtes ficarem bem duros). Depois de prontos esvazio os potinhos para uma caixa (tipo tupperware) e junto 1 colher de sopa de frutose. Misturo muito bem e coloco no frigorífico. Ao fim de 4 horas já está com a consistência que viste e é só servir-me às colheradas!


Espero ter ajudado, perguntem sempre o que quiserem :)

5 comentários:

Ao contrário disse...

Obrigada pela resposta, vou começar a fazer assim pq me parece muito mais delicioso que os iogurtes que eu faço. Eu usava iogurte natural magro e talvez daí a consistência pouco cremosa. De resto faço como tu. Menos a colher de frutose, que vou começar a adicionar para dar um saborzinho bom ao iogurte em vez de apenas "comestível" como costuma ficar.

Em relação à dieta... Obrigada pela preocupação, gosto sempre de ouvir todos os lados da história. Mas a verdade é que esta dieta é apenas perigosa se as pessoas resolverem ficar na fase 1 por muito tempo. Eu como hidratos de carbono nos vegetais, iogurte e feijões. As castanhas também têm. Claro que não têm muitos mas isso será corrigido na fase 2 que é parecida com a tua alimentação agora.

Ontem foi o primeiro dia desde que me curei dos distúrbios alimentares acabarem que não comi por vontade de comer mas por fome e que consegui não comer ceia.

Eu informei-me bastante sobre esta dieta e sei os perigos e benefícios porque agora tenho muito cuidado comigo.

Espero que não penses que te estou a atacar nem leves a mal o que estou a dizer, pq como já disse agradece mm sinceramente a preocupação =). E prometo que se me sentir mal dou umas trincas numa maçã ;)

beijinho**

Ao contrário disse...

Obrigada pela dica! Não sabia que era o gluten que inchava.
Então as primeiras coisas que irei reintroduzir vão ser fruta, arroz integral e batata e depois é que virá o pão integral e massa.

Olha estou sempre a perguntar isto às pessoas porque irrita-me bastante eu não conseguir fazer: como cozinhas o arroz integral?

O meu fica sempre duro por mais tempo que o deixe e por mais água que lhe acrescente...

Ao contrário disse...

Obrigada :)

Nunca comi o selvagem mas hei-de experimentar ***

*sarinha disse...

adoro visitar o teu blog. és a alimentação saudável em pessoa :) tb gostava de me tornar "semi-vegetariana"... mas para além da força de vontade... e é precisa mesmo muita... o rapaz não alinha nessas coisas. Se bem que já faz um esforço e come as minhas sojas e as minhas sopas :)
http://omeudiarioalimentar.blogs.sapo.pt/

Márcia disse...

oi linda..adorei..vou fazer e te digo como ficou!!! Vc é portuguesa??? não vi o seu perfil... rsrs... bjs e obrigada pela receita!!!

Postar um comentário